Os sistemas no decorrer do estágio foram desenvolvidos em GeneXus X Ev1, vou falar um pouco sobre a ferramenta para conhecimento de todos.
GeneXus é uma ferramenta de desenvolvimento acelerado (RAD) multiplataforma que permite a geração e manutenção automáticas de aplicações de missão crítica. GeneXus incorpora uma tecnologia única no mundo que permite ao desenvolvedor capturar os requerimentos dos usuários de forma independente da plataforma de execução, e daí gerar o 100% da aplicação do cliente. Com isso, a ferramenta permite o desenvolvimento de aplicativos, seu gerenciamento e manutenção, com aumentos de produtividade reportados pelos clientes de até 500%.
GeneXus trabalha com um novo paradigma – focar na visão de cada usuário do futuro sistema e, a partir daí, gerar tanto a base de dados como os programas de aplicação. Foi a investigação original da ARTech a que permitiu descobrir e usar no GeneXus o fato que dado um conjunto de visões de dados, existe uma sola base relacional mínima capaz de suportar todas as necessidades.
Os principais benefícios para o cliente são:
- Reduzir o tempo ao mercado (time-to-market) de seus aplicativos.
- Reduzir o custo de desenvolvimento, manutenção, e suporte de seus aplicativos.
- Focalizar-se no seu negocio, não na tecnologia.
- Desenvolver os sistemas em forma incremental, sem investir hoje em eventuais requerimentos do futuro.
- Ter a liberdade para eleger a melhor plataforma para você, sempre.
GeneXus é, essencialmente, um sistema que permite uma boa administração automática do conhecimento dos sistemas de negócios. GeneXus esta baseado em um paradigma completamente diferente aos usuais paradigmas de desenvolvimento de sistemas : não parte de um modelo de dados pré existentes nem de concepções abstratas sobre o que e importante para a empresa e o que não é. Genexus parte das diferentes visões dos usuários. Cada usuário, pertencente a qualquer nível da empresa, conhece bem a visão dos dados com os quais trabalha diariamente. GeneXus parte desta visões e encontra o modelo de dados ideal derivado delas é possível provar rigorosamente que, dado um numero de visões de usuários, existe so um modelo relacional mínimo que satisfaz (GXTECHNICAL, 2010).