Nesses últimos dias estive trabalhando no embasamento teórico, me interessei em compartilhar o que escrevi dos objetos GeneXus.
OBJETOS GENEXUS
Nas transações é onde define-se os atributos, que após a reorganização dos dados gera e modela a tabela no banco de dados. A transação tem abas a estrutura onde fica os atributos que é trabalhado e analisado, o web form onde definimos o layout das aplicações web, win form define-se o layout de aplicações win, rules são as regras, eventos são o incluir, alterar, excluir pode-se também definir eventos de usuários, variáveis são valores armazenados em alguma posição na memórias, help, documentação e pattern.
Em situações pode-se criar níveis exemplo, capa e itens 1-N. A transação é um meio de se comunicar com a base de dados.
Atributos são os que são armazenados no banco de dados, eles que fazem alguma descrição referente a chave que liga uma tabela a outra.
Regras
As regras do objeto transação permitem programar o seu comportamento. (Ex: Controle sobre dados, regras de negócio). Se escreve em forma declarativa, ou seja, a ordem que se escreve não significa que será a ordem que executaram.
Eventos
As Transações suportam programação orientada a eventos. É um código ocioso, que se dispara em resposta a certa ações do usuário no sistema.
- Evento Start
– Se executa cada vez que se submete o form de um transação ao servidor.
- Evento ‘User Event’
– Exemplo: Clique de um botão.
- Evento After Trn
– Executa após a transação ter realizado o commit dos dados.
- Evento Exit
- Evento TrackContext
O web form onde o layout da pagina de cadastro ou consulta e modelado.
Relatório de navegação
Este relatório serve para o desenvolvedor saber onde o objeto esta navegando, e alem de mostrar onde esta navegando (em que tabela, quais as condições) ele mostra as mínimas tabelas estendidas.
Procedimentos
Os procedimentos também chamados de procedures, são processos não interativos coma base de dados, tem a definição procedural, os comandos são simples e a sua execução e em ordem.