O blog foi criado para registrar meu dia a dia na Empresa Migrate Company Sistemas de Informação Ltda e na elaboração do relatório. Onde realizei meu estágio do Curso Técnico em Informática - SETREM. Estes registros chama-se caderno de campo. Espero que gostem!
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Relatório
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Entendendo um pouco do projeto
Atualmente, em busca de melhor organização com os chamados “cartões de visitas” e posteriormente descartar os lotes de cartões, criou-se um projeto para obter em um menor tempo os dados de clientes, colaboradores enfim contatos.
Também criou-se um projeto para possibilitar agilidade no trabalho dos colaboradores da empresa, em relação a gerenciamento de projetos e demandas eficaz, fácil e rápido de utilizar.
Visando essa idéia, foi proposto dois sistemas, um portal de contatos com integração com o Google Maps Gratuito disponível na internet para localizar contatos, outro para ter um gerenciamento de projetos e demandas que atende todas as necessidades da empresa.
Foi proposto também, o desenvolvimento de um Módulo de Geração de Notas Fiscais para um ERP Completo de uma Empresa.
As aplicações ajudarão a resolver algumas das necessidades da empresa Migrate Company. O Portal de Contatos promoverá agilidade na obtenção de dados de contatos cadastrados e o Sistema de Gerenciamento de Projetos e Demandas proporcionará agilidade diariamente no trabalho dos Colaboradores da Empresa.
O Módulo de Geração de Notas Fiscais é obrigatório para um ERP, portanto proporciona fácil gerenciamento, agilidade no processo de emissão da mesma.
Disponibilizar a implementação das aplicações na Empresa MIGRATE COMPANY na versão Web.
Alguns Objetos GeneXus
Nesses últimos dias estive trabalhando no embasamento teórico, me interessei em compartilhar o que escrevi dos objetos GeneXus.
OBJETOS GENEXUS
Nas transações é onde define-se os atributos, que após a reorganização dos dados gera e modela a tabela no banco de dados. A transação tem abas a estrutura onde fica os atributos que é trabalhado e analisado, o web form onde definimos o layout das aplicações web, win form define-se o layout de aplicações win, rules são as regras, eventos são o incluir, alterar, excluir pode-se também definir eventos de usuários, variáveis são valores armazenados em alguma posição na memórias, help, documentação e pattern.
Em situações pode-se criar níveis exemplo, capa e itens 1-N. A transação é um meio de se comunicar com a base de dados.
Atributos são os que são armazenados no banco de dados, eles que fazem alguma descrição referente a chave que liga uma tabela a outra.
Regras
As regras do objeto transação permitem programar o seu comportamento. (Ex: Controle sobre dados, regras de negócio). Se escreve em forma declarativa, ou seja, a ordem que se escreve não significa que será a ordem que executaram.
Eventos
As Transações suportam programação orientada a eventos. É um código ocioso, que se dispara em resposta a certa ações do usuário no sistema.
- Evento Start
– Se executa cada vez que se submete o form de um transação ao servidor.
- Evento ‘User Event’
– Exemplo: Clique de um botão.
- Evento After Trn
– Executa após a transação ter realizado o commit dos dados.
- Evento Exit
- Evento TrackContext
O web form onde o layout da pagina de cadastro ou consulta e modelado.
Relatório de navegação
Este relatório serve para o desenvolvedor saber onde o objeto esta navegando, e alem de mostrar onde esta navegando (em que tabela, quais as condições) ele mostra as mínimas tabelas estendidas.
Procedimentos
Os procedimentos também chamados de procedures, são processos não interativos coma base de dados, tem a definição procedural, os comandos são simples e a sua execução e em ordem.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Ferramenta GeneXus
Os sistemas no decorrer do estágio foram desenvolvidos em GeneXus X Ev1, vou falar um pouco sobre a ferramenta para conhecimento de todos.
GeneXus é uma ferramenta de desenvolvimento acelerado (RAD) multiplataforma que permite a geração e manutenção automáticas de aplicações de missão crítica. GeneXus incorpora uma tecnologia única no mundo que permite ao desenvolvedor capturar os requerimentos dos usuários de forma independente da plataforma de execução, e daí gerar o 100% da aplicação do cliente. Com isso, a ferramenta permite o desenvolvimento de aplicativos, seu gerenciamento e manutenção, com aumentos de produtividade reportados pelos clientes de até 500%.
Pesquisa auxílio NF
Nota Fiscal
CHROD e SGP
Do dia 09/08/2010 até 29/10/2010 trabalhei nos sistemas de Sistema de gerenciamento de projetos - SGP e no Portal de Contatos - CHROD.
CHROD
Inicialmente o nome do Portal é CHROD - Portal de contatos, o mesmo tem como significado as iniciais dos nomes das pessoas que de alguma forma integraram no projeto. O logo do Portal é bem interativo ele possui um globo, com alguns lugares marcados, lembrando um mapa com localizações, já podendo identificar uma de suas principais funcionalidades, localizar contatos.
O Chrod foi desenvolvido com o Genexus X Ev1. Tem como funcionalidade cadastrar contatos, pode-se classificá-los de maneira rápido de procurar os identificando por relação de empresas ou criar 3 classificações como desejar (exemplo: Porte, Importância, , ele integra seus contatos como google maps, onde de um lado terá seus contatos e de outro o mapa, indicando, com um ponto vermelho, cada contato que você tem cadastrado. Clicando sobre um contato, automaticamente o mapa se aproximará deste contato, aparecendo exatamente onde este contato reside. Você possui total interatividade com o mapa. Pode - se também importar contatos via WebService, ou via Planilha Excel, com a Planilha você pode cadastrar seus contatos Offline, ou seja, não precisa ter internet, posteriormente é só importá-la para dentro do Portal. No entanto, em busca de melhor organização com os chamados “cartões de visitas” e posteriormente descartar os lotes de cartões, criou-se o mesmo para obter em um menor tempo os dados de clientes, colaboradores enfim contatos.
Lotes de cartões
Chrod pode ser utilizado acessando o link: www.chrod.com
Vantagens:
- Gerenciar contatos
- Visualizar de forma simples os contatos próximos a um determinado lugar
- Inovação
- Utilizar tecnologia que esta a disposição
- Eliminar lotes de cartões
- Verificar onde os contatos estão geograficamente
- Centralização da informação
Sistema de gerenciamento de projetos e demandas - SGP
Sistema esse criado para agilizar o processo diário dos desenvolvedores, coordenadores e gerentes de projetos da empresa, o mesmo consite em cadastros de Demandas e Projetos, onde passa por um fluxo: - Gera-se uma demanda de desenvolvimento, que após aprovada é prioriza por analistas juntamente com gerentes de projetos, após a demanda ser priorizada é gerado um projeto de análise, onde é documentado todas as funcionalidades do sistema, posteriormente gera-se um projeto de desenvolvimento, então nesse projeto é vinculado os desenvolvedores que nele irão trabalhar e em seguida criado as suas tarefas/atividades. Cada desenvolvedor controla suas atividades usando o Star/Stop (Inicia uma atividade e para) o sistema irá calculando quanto tempo ele está desenvolvendo cada atividade, para permanecer no prazo, tem também as atividades avulsas que podem ser lançadas, as avulsas são reunião sem projeto, ginástica, leitura de e-mail. No sistema também é possível documentar os requisitos, onde calcula-ra quanto tempo de desenvolvimento terá o projeto.
31/01/2010
Realização do Estágio comunitário
O Estágio Comunitário foi realizado nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena em São José do Inhacorá, onde se trabalhou com onze crianças da 4ª Série da Escola.
Alunos certificados
Entendendo sobre Inclusão Digital - SETREM
Inclusão Digital
O Projeto Comunidade Virtual que no segundo semestre de 2002 passou a se chamar PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGIAL SETREM 2010, devido a sua grandiosidade, iniciou em novembro de 2001 com o cadastro dos interessados nas escolas, prefeituras, bancos, supermercados, ACI e SETREM, com posterior seleção e divulgação do cronograma dos cursos básicos de informática nos meios de comunicação, que iniciaram de forma gratuita no ano de 2002, procurando atender a comunidade de mais baixa renda e tendo como objetivo possibilitar ao maior numero de pessoas da sociedade três-maiense e região o contato e o conhecimento básico de informática, contemplando mais pessoas ao acesso as informações, aumentando desenvolvimento tecnológico do nosso município e contribuindo para o desenvolvimento da região.
O programa de Inclusão Digital SETREM 2010 é coordenado pelo Curso Técnico em Informática – CTI e pelo curso de Bacharelado de Sistemas de Informação em parceria com os alunos, acadêmicos e professores.
O programa que começou com aulas para pessoas da comunidade três-maiense, hoje já abrange comunidades interioranas, escolares e bairros da cidade de Três de Maio e região.Níveis da inclusão digital
O programa Inclusão Digital divide-se em níveis de aprendizado, desde para iniciantes até mais avançado, para que as pessoas com nenhum conhecimento tenham oportunidade de conhecer algo. E as pessoas que já possuem algum conhecimento possam especializar-se cada vez mais, nesse mundo informatizado no qual vivemos atualmente.
Nível 2: Power Point;
Nível 3: Excel;
Nível 4: Word avançado;
Nível 5: Excel avançado;