sábado, 26 de março de 2011

27/03/2011 - Domingo

Terminando de elaborar a apresentação em PowerPoint para apresentar a banca do estágio!

segunda-feira, 21 de março de 2011

16/03 à 22/03

Realizando as correções do relatório. O mesmo precisa ser entregue impresso quarta dia 23/03.

quinta-feira, 17 de março de 2011

16/03/2011

Hoje, recebi o relatório da coordenação com as correções, amanhã iniciarei as atividades de ajustes.

terça-feira, 15 de março de 2011

15/03/2011

Na espera da correção do relatório, amanhã posso retirá-lo para efetuar os ajustes.

quarta-feira, 9 de março de 2011

03/03/2011

As últimas semanas foram um pouco tanto complicadas para arrumar tempo, iniciei a faculdade de Sistemas de Informação estudando todas as noites, trabalhando o dia inteiro e arrumando as malas, mudança, estou morando novamente em São josé do Inhacorá.

21/02/2011 - 25/02/2011

Conclui o capítulo 3 do relatório, documentando os finalmentes dos sistemas;

01/03/2011 à 04/03/2011

01/03/2011 à 04/03/2011

Fiz os últimos ajustes no relatório para entregar para a análise da coordenação.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Relatório

             Esta semana estou trabalhando do capítulo 3 do relatório que é a documentação dos sistemas desenvolvidos no estágio, estou quase no fim, falta somente documentar um sistema. Agora já está começando um pouco o nervosismo pois daqui à uma semana e alguns dias será apresentado o estágio à banca de avaliação. Contagem regressiva.

Trabalhando

Abaixo segue uma foto do meu dia a dia de trabalho.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Entendendo um pouco do projeto

Atualmente, em busca de melhor organização com os chamados “cartões de visitas” e posteriormente descartar os lotes de cartões, criou-se um projeto para obter em um menor tempo os dados de clientes, colaboradores enfim contatos.

Também criou-se um projeto para possibilitar agilidade no trabalho dos colaboradores da empresa, em relação a gerenciamento de projetos e demandas eficaz, fácil e rápido de utilizar.

Visando essa idéia, foi proposto dois sistemas, um portal de contatos com integração com o Google Maps Gratuito disponível na internet para localizar contatos, outro para ter um gerenciamento de projetos e demandas que atende todas as necessidades da empresa.

Foi proposto também, o desenvolvimento de um Módulo de Geração de Notas Fiscais para um ERP Completo de uma Empresa.

As aplicações ajudarão a resolver algumas das necessidades da empresa Migrate Company. O Portal de Contatos promoverá agilidade na obtenção de dados de contatos cadastrados e o Sistema de Gerenciamento de Projetos e Demandas proporcionará agilidade diariamente no trabalho dos Colaboradores da Empresa.

O Módulo de Geração de Notas Fiscais é obrigatório para um ERP, portanto proporciona fácil gerenciamento, agilidade no processo de emissão da mesma.

Disponibilizar a implementação das aplicações na Empresa MIGRATE COMPANY na versão Web.

Alguns Objetos GeneXus

Nesses últimos dias estive trabalhando no embasamento teórico, me interessei em compartilhar o que escrevi dos objetos GeneXus.

OBJETOS GENEXUS

Transação

Nas transações é onde define-se os atributos, que após a reorganização dos dados gera e modela a tabela no banco de dados. A transação tem abas a estrutura onde fica os atributos que é trabalhado e analisado, o web form onde definimos o layout das aplicações web, win form define-se o layout de aplicações win, rules são as regras, eventos são o incluir, alterar, excluir pode-se também definir eventos de usuários, variáveis são valores armazenados em alguma posição na memórias, help, documentação e pattern.

Em situações pode-se criar níveis exemplo, capa e itens 1-N. A transação é um meio de se comunicar com a base de dados.

Atributos

Atributos são os que são armazenados no banco de dados, eles que fazem alguma descrição referente a chave que liga uma tabela a outra.

Regras

As regras do objeto transação permitem programar o seu comportamento. (Ex: Controle sobre dados, regras de negócio). Se escreve em forma declarativa, ou seja, a ordem que se escreve não significa que será a ordem que executaram.

Eventos

As Transações suportam programação orientada a eventos. É um código ocioso, que se dispara em resposta a certa ações do usuário no sistema.

- Evento Start

Se executa cada vez que se submete o form de um transação ao servidor.

- Evento ‘User Event’

Exemplo: Clique de um botão.

- Evento After Trn

Executa após a transação ter realizado o commit dos dados.

- Evento Exit

- Evento TrackContext

Web Form

O web form onde o layout da pagina de cadastro ou consulta e modelado.

Relatório de navegação

Este relatório serve para o desenvolvedor saber onde o objeto esta navegando, e alem de mostrar onde esta navegando (em que tabela, quais as condições) ele mostra as mínimas tabelas estendidas.

Procedimentos

Os procedimentos também chamados de procedures, são processos não interativos coma base de dados, tem a definição procedural, os comandos são simples e a sua execução e em ordem.

Nas versões anteriores a Genexus X EV1 os procedimentos e relatórios eram separados, agora os mesmos estão juntos.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ferramenta GeneXus

Os sistemas no decorrer do estágio foram desenvolvidos em GeneXus X Ev1, vou falar um pouco sobre a ferramenta para conhecimento de todos.
GeneXus é uma ferramenta de desenvolvimento acelerado (RAD) multiplataforma que permite a geração e manutenção automáticas de aplicações de missão crítica. GeneXus incorpora uma tecnologia única no mundo que permite ao desenvolvedor capturar os requerimentos dos usuários de forma independente da plataforma de execução, e daí gerar o 100% da aplicação do cliente. Com isso, a ferramenta permite o desenvolvimento de aplicativos, seu gerenciamento e manutenção, com aumentos de produtividade reportados pelos clientes de até 500%.

GeneXus trabalha com um novo paradigma – focar na visão de cada usuário do futuro sistema e, a partir daí, gerar tanto a base de dados como os programas de aplicação. Foi a investigação original da ARTech a que permitiu descobrir e usar no GeneXus o fato que dado um conjunto de visões de dados, existe uma sola base relacional mínima capaz de suportar todas as necessidades.

Os principais benefícios para o cliente são:

- Reduzir o tempo ao mercado (time-to-market) de seus aplicativos.

- Reduzir o custo de desenvolvimento, manutenção, e suporte de seus aplicativos.

- Focalizar-se no seu negocio, não na tecnologia.

- Desenvolver os sistemas em forma incremental, sem investir hoje em eventuais requerimentos do futuro.

- Ter a liberdade para eleger a melhor plataforma para você, sempre.
GeneXus é, essencialmente, um sistema que permite uma boa administração automática do conhecimento dos sistemas de negócios. GeneXus esta baseado em um paradigma completamente diferente aos usuais paradigmas de desenvolvimento de sistemas : não parte de um modelo de dados pré existentes nem de concepções abstratas sobre o que e importante para a empresa e o que não é. Genexus parte das diferentes visões dos usuários. Cada usuário, pertencente a qualquer nível da empresa, conhece bem a visão dos dados com os quais trabalha diariamente. GeneXus parte desta visões e encontra o modelo de dados ideal derivado delas é possível provar rigorosamente que, dado um numero de visões de usuários, existe so um modelo relacional mínimo que satisfaz (GXTECHNICAL, 2010).


Pesquisa auxílio NF

Durante o desenvolvimento no módulo de Notas Fiscais realizei algumas pesquisas para auxiliar no entendimento.

Compartilho dois links...

Esse 1º link especifica o que deve ser informado na NF conforme as Situações Tributárias e também no site tem exemplos de XML que podemos tomar como base para gravar os campos necessários para cada CST na NF.


No 2º link abaixo consta códigos fiscais de operações e prestações, que é necessário para identificar que tipo é a NF, exemplo a CFOP 6102 é Venda de mercadoria interestadual.

Nota Fiscal

Desenvolvi um módulo de Notas Fiscais de Entrada e Saída, desde a geração até a Integração com GNFe Web - SaaS em um ERP de uma grande empresa. Esse módulo consta no meu relatório de estágio.

Nota Fiscal: é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.

CHROD e SGP

Do dia 09/08/2010 até 29/10/2010 trabalhei nos sistemas de Sistema de gerenciamento de projetos - SGP e no Portal de Contatos - CHROD.

CHROD

Inicialmente o nome do Portal é CHROD - Portal de contatos, o mesmo tem como significado as iniciais dos nomes das pessoas que de alguma forma integraram no projeto. O logo do Portal é bem interativo ele possui um globo, com alguns lugares marcados, lembrando um mapa com localizações, já podendo identificar uma de suas principais funcionalidades, localizar contatos.

O Chrod foi desenvolvido com o Genexus X Ev1. Tem como funcionalidade cadastrar contatos, pode-se classificá-los de maneira rápido de procurar os identificando por relação de empresas ou criar 3 classificações como desejar (exemplo: Porte, Importância, , ele integra seus contatos como google maps, onde de um lado terá seus contatos e de outro o mapa, indicando, com um ponto vermelho, cada contato que você tem cadastrado. Clicando sobre um contato, automaticamente o mapa se aproximará deste contato, aparecendo exatamente onde este contato reside. Você possui total interatividade com o mapa. Pode - se também importar contatos via WebService, ou via Planilha Excel, com a Planilha você pode cadastrar seus contatos Offline, ou seja, não precisa ter internet, posteriormente é só importá-la para dentro do Portal. No entanto, em busca de melhor organização com os chamados “cartões de visitas” e posteriormente descartar os lotes de cartões, criou-se o mesmo para obter em um menor tempo os dados de clientes, colaboradores enfim contatos.
Lotes de cartões

CHROD

Chrod pode ser utilizado acessando o link: www.chrod.com

Vantagens:

- Gerenciar contatos
- Visualizar de forma simples os contatos próximos a um determinado lugar
- Inovação
- Utilizar tecnologia que esta a disposição
- Eliminar lotes de cartões
- Verificar onde os contatos estão geograficamente
- Centralização da informação

Sistema de gerenciamento de projetos e demandas - SGP

Sistema esse criado para agilizar o processo diário dos desenvolvedores, coordenadores e gerentes de projetos da empresa, o mesmo consite em cadastros de Demandas e Projetos, onde passa por um fluxo:
- Gera-se uma demanda de desenvolvimento, que após aprovada é prioriza por analistas juntamente com gerentes de projetos, após a demanda ser priorizada é gerado um projeto de análise, onde é documentado todas as funcionalidades do sistema, posteriormente gera-se um projeto de desenvolvimento, então nesse projeto é vinculado os desenvolvedores que nele irão trabalhar e em seguida criado as suas tarefas/atividades. Cada desenvolvedor controla suas atividades usando o Star/Stop (Inicia uma atividade e para) o sistema irá calculando quanto tempo ele está desenvolvendo cada atividade, para permanecer no prazo, tem também as atividades avulsas que podem ser lançadas, as avulsas são reunião sem projeto, ginástica, leitura de e-mail. No sistema também é possível documentar os requisitos, onde calcula-ra quanto tempo de desenvolvimento terá o projeto.

31/01/2010

Fui até a Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM, e tive acompanhamento de estágio com a Daniele Rossi, mostrei como estava o desenvolvimento do relatório de estágio, e tirei algumas dúvidas. Meu projeto já está pronto, ficou muito bom, agora estou terminando o embasamento teórico e documentando o CHROD no capítulo 3 que consiste no que é desenvolvido durante o estágio.

Durante um período de janeiro mandei e-mail com dúvidas, fizemos acompanhamentos online.

Os acompanhamento estão sendo bem produtivos.

Realização do Estágio comunitário

O Estágio Comunitário foi realizado nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena em São José do Inhacorá, onde se trabalhou com onze crianças da 4ª Série da Escola.
Tendo realizado os semestres do curso técnico em informática e estando apta em todas as disciplinas, iniciou-se o estágio comunitário do programa Inclusão Digital. A turma na qual foi prestado o mesmo,foi monitorada por Daiane Aline Maldaner, e o projeto foi estruturado pela Sociedade Educacional Três de Maio.

As aulas aconteceram durante o período de 28 de agosto até 25 de setembro no horário das 13:30 horas até as 17:30 horas nos sábados a tarde. Este projeto visa a expansão dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. E trata-se de passar as outras pessoas uma noção destes conhecimentos adquiridos, bem como interagir com a sociedade de uma forma global e informatizada.

A turma no qual foi ministrada foi boa, os alunos estavam no primeiro nível do programa de Inclusão Digital, com idades de 10 e 11 anos.

As aulas foram tranqüilas, os alunos estavam interessados em aproveitar a oportunidade que lhes estavam sendo dadas. A maioria deles perguntavam quando haviam dúvidas, trabalhando de forma progressiva e assim foi formado amizade com os mesmos.

Metodologia utilizada

Os conteúdos trabalhados durante 20 horas foram introdução a informática, introdução à sistema operacional, software, hardware. Trabalhou-se as ferramentas do Windows suas funcionalidades básicas, como manusear janelas do Windows, mudar aparência da área de trabalho (papel de parede).
No Word trabalhamos com a digitação de textos, tamanho, estilo de fontes, alinhamento de parágrafos, como salvar os documentos, como abrir os documentos, inserir figuras, formatar Word Art, bordas e sombreamento, inserir tabelas.

Foi trabalhado também a internet, como pesquisar no Google, abrir site, copiar e colar imagens, mensagens no Word e trabalhar com as mesmas, nas imagens colocar brilho, contraste...

Depoimento da aluna Tauana Daniela Maldaner

Gostei muito das aulas e aprendi a lidar muito melhor com o computador, antes eu não sabia muita coisa em relação a isso agora sei muito, consigo me virar sozinha, cada vez fui me incentivando a professora também ajudou bastante, e tive o privilégio de escrever tudo isso que aprendi nestes cincos dias de aula. Agradeço pela oportunidade.


Alunos certificados


Entendendo sobre Inclusão Digital - SETREM

Inclusão Digital

O Projeto Comunidade Virtual que no segundo semestre de 2002 passou a se chamar PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGIAL SETREM 2010, devido a sua grandiosidade, iniciou em novembro de 2001 com o cadastro dos interessados nas escolas, prefeituras, bancos, supermercados, ACI e SETREM, com posterior seleção e divulgação do cronograma dos cursos básicos de informática nos meios de comunicação, que iniciaram de forma gratuita no ano de 2002, procurando atender a comunidade de mais baixa renda e tendo como objetivo possibilitar ao maior numero de pessoas da sociedade três-maiense e região o contato e o conhecimento básico de informática, contemplando mais pessoas ao acesso as informações, aumentando desenvolvimento tecnológico do nosso município e contribuindo para o desenvolvimento da região.

O programa de Inclusão Digital SETREM 2010 é coordenado pelo Curso Técnico em Informática – CTI e pelo curso de Bacharelado de Sistemas de Informação em parceria com os alunos, acadêmicos e professores.

O programa que começou com aulas para pessoas da comunidade três-maiense, hoje já abrange comunidades interioranas, escolares e bairros da cidade de Três de Maio e região.

Níveis da inclusão digital

O programa Inclusão Digital divide-se em níveis de aprendizado, desde para iniciantes até mais avançado, para que as pessoas com nenhum conhecimento tenham oportunidade de conhecer algo. E as pessoas que já possuem algum conhecimento possam especializar-se cada vez mais, nesse mundo informatizado no qual vivemos atualmente.

Nível 1: Introdução a informática, Windows e Word;

Nível 2: Power Point;

Nível 3: Excel;

Nível 4: Word avançado;

Nível 5: Excel avançado;